sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Barroso de Carvalho, desde Miracema * Antonio Cabral Filho - Rj

Barroso De Carvalho
Seu nome é Gilberto Barroso de Carvalho, e cheguei até ele via o Heli Samuel, autor do romance João Petinga. Heli usa um trecho de poema dele como epíteto no seu livro, e como eu não o conhecia, fui pesquisar, e ei-lo!
Para nosso imensa alegria, é um poeta fluminense de Miracema, terra de Heli Samuel. 
Confiram
http://www.marcellino.xpg.com.br/11.html 
***

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

João Petinga / Heli Samuel * Antonio Cabral Filho - Rj

João Petinga / Heli Samuel
&
&
Heli Samuel, 
a considerar pelo comentário de Luiz Carlos Machado, na segunda orelha, não precisa de mais apresentação. Mas seus romances, João Petinga e Amecarim, dizem por si só da grandeza desse sujeito. Nascido no norte do estado, filho de contador, meteu a cara no Rio e foi estudar. Mudou-se para a capital e foi trabalhar na Petrobrás. Ajudou os irmãos, cuidou da mãe, e do pai a notícia que se tem está em João Petinga, um homem austero, que não dá margens para as elocubrações dos filhos em pensar por conta própria. Seus livros não alcançaram o sucesso, diga-se de passagem, merecido. E mesmo assim, Heli Samuel nunca se entregou. Foi jornalista e crítico literário, como atesta sua abordagem sobre o livro 'Medo e o segundo tempo', de Eva Bán.
Uma das linhas fortes do seu romance João Petinga é a resignação do personagem perante as coisas da vida:"É a vida, é a vida!", é uma expressão repetida exaustivamente para demonstrar o caráter do personagem e a recusa do autor em pensar dessa forma. Não vejo razão nenhuma para alguém desprezar um livro com essas características, uma vez que a chamada grande literatura não é assim considerada porque está na mídia, mas porque oferece ao leitor fatores que o envolvem existencialmente. E nisso João petinga dá show!
*
Mais Heli Samuel
https://letrastaquarenses.blogspot.com.br/2016/09/eva-ban-sem-medo-nem-segundo-tempo.html 
***

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Festa Literária de Nova Friburgo * Antonio Cabral Filho - Rj

Festa Literária Friburguense 
Mobiliza Leitores Fluminenses
Convocação
De 14 a 16 de outubro, a capital europeia do Rio de Janeiro, Nova Friburgo, que respira literatura há tempos, promove o encontro de autores, leitores e editores. Ninguém pode perder essa chance de encontrar dentro da programação da feira alguma roda de trovadores, em verdadeiros desafios, no estilo dos cordelistas. Pois ela é a sede de um dos melhores festivais de trovas do Brasil, Os Jogos Florais, realizado pela UBT local. Acessem a programação completa
http://academiafriburguensedeletras.blogspot.com.br/ 
*