sábado, 14 de outubro de 2017

quarta-feira, 19 de abril de 2017

Coleção Terra e Céu: Trovas * Antonio Cabral Filho - RJ

Coleção Terra e Céu:
Trovas de Jessé Nascimento e P. de Petrus
Recebo pelas mãos do dileto amigo e trovador Jessé Nascimento, meu nobre colaborador do Letras Taquarenses, o exemplar da Coleção Terra e Céu em que participa e homenageia o egrégio trovador P. de Petrus.
É uma iniciativa da UBT para registrar os cem anos de Luiz Otávio, mas dando sequencia à bela ação, a UBT de Porto Alegre, dirigida por Flávio Roberto Stefani, decidiu homenagear também trovadores recolhidos à Academia Celestial de Letras e Artes - ACLA, e assim, criou a referida coleção, na qual um trovador vivo resgata outro já falecido.
Meu amigo Jessé Nascimento, capixaba de nascimento mas com alma carioca, milita nas barricadas literárias desde os mais tenros dias, quando aos 16 anos, seu período ginasial,  venceu o concurso de trovas do grêmio estudantil com o apoio do GBT - Grêmio Brasileiro de Trovadores, entidade precursora da UBT criada e dirigida por Rodolfo Coelho Cavalcante, que julgou as trovas.

Morou por décadas na Cidade Maravilhosa, enquanto atuava na imprensa através do Jornal do Brasil e O Dia, mas atualmente migrou para os ares de Angra dos Reis, onde sua atividade literária mantem-se latente, como delegado da UBT e membro do Liceu Angrense de Letras e Artes.
Para melhor conhecer o distinto trovador, acesse
1 - Facebook Jessé Nascimento
https://www.facebook.com/profile.php?id=100009811636182 
&
2 - Letras Taquarenses
https://letrastaquarenses.blogspot.com.br/2016/12/letras-taquarenses-ano-xi-n-71-novdez.html 
&
3 - Recanto das Letras
http://www.recantodasletras.com.br/autor_textos.php?id=167968 
***

quarta-feira, 8 de março de 2017

Pedro Emilio -Trovador Fluminense * Antonio Cabral Filho - Rj

Pedro Emílio de Almeida e Silva - Trovador Fluminense
Nasceu em Campo Alegre, distrito de Cantagalo, no estado do Rio de Janeiro, em 09 de junho de 1936, filho de Jonas de almeida e Silva e Austrealina Silva. Cursou direito e bacharelou-se. Casou com Maria Paulina Sardenberg Silva, com quem teve 3 filhos. Trabalhou no rádio e em jornais e findou inspetor da fazenda, cargo no qual se aposentou em 1960.

Foi trovador e poeta, tendo ocupado a cadeira nº4 da Academia Fidelense de Letras, cujo patrono era Jayme Coelho. Pedro Emílio foi um baluarte dos trovadores fidelenses e um dos raros trovadores remanescentes daqueles que conviverem com Luiz Otávio, J. G. de Araujo Jorge e Aparício Fernandes.
Faleceu em São Fidélis/Rj, em 28 de março de 2013, aos 77 anos.
*
Seleta de Trovas

1 - Falando de Trovas
http://falandodetrova.com.br/pedroemilio 
2 - Anotações BR
http://anotacoesbr.blogspot.com.br/2013/03/morre-pedro-emilio-silva.html 
***

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Bernardino Lopes/Rio Bonito * Antonio Cabral Filho - RJ

Bernardino Lopes
Rio Bonito - RJ
Sobre B. Lopes
&
Mais algo sobre
http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_brasis/rio_de_janeiro/b_lopes.html
&
&
&
&

***